Zee.Dog
08/11/2018
Conversamos com a veterinária Lucila Malosá (CRMV-RJ 9246) para saber mais sobre a importância do passeio com o cachorro. Ela é membra da Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária e da Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária, e responsável pelas áreas de Fisioterapia, Acupuntura, Quiropraxia e Fitoterapia da Clínica VIVA, localizada no Rio de Janeiro. Confira abaixo o que ela nos disse sobre o assunto.
O passeio serve para estimular todos os músculos, tendões e articulações do animal, sendo importante também a interação com o meio e o tutor, para que sejam liberadas as endorfinas, substâncias que geram prazer e alegria.
Cada vez mais cachorros vivem em apartamentos, onde passam a maior parte do tempo deitados. Muitos sequer saem de casa e só se movimentam quando os tutores estão presentes. Com estímulos insuficientes, os cães acumulam energia que poderia ser gasta durante os passeios. Mesmo os cães mais velhos precisam ser estimulados. O pensamento “deixa ele quietinho” porque o animal está idoso acaba contribuindo para o aumento da dor, atrofia, fraqueza e de problemas emocionais, como tristeza.
Animais sadios mas inativos por um longo período podem desenvolver a chamada Síndrome do Imobilismo, quando há um comprometimento de sistemas fisiológicos importantes, como o cardio-respiratório, o digestivo, o nervoso e o músculo-esquelético (músculos, ossos, tendões e articulações). A falta de mobilidade pode ainda afetar a percepção sensorial do cachorro, além de causar atrofia muscular, obesidade e dores em geral.
Portanto, os passeios previnem uma série de doenças e geram prazer, aumentando a qualidade de vida dos cães. Com tantos benefícios, a recomendação é reservar todo dia um tempo para se movimentar e se divertir com o seu melhor amigo.
—
Por Lucila Malosá veterinária da Clínica VIVA
Compartilhe
Zee.Dog
POSTS RELACIONADOS:
Não sabe como escovar os dentes do seu cachorro? Se liga nessas dicas para te ajudar.
Confira aqui alguns dos relatos incríveis que recebemos sobre nossas Refeições Naturais™.
Confira a lista de opções saudáveis e de alimentos tóxicos para seu cachorro.